Natalia Leite

Como a maternidade pode ajudar a carreira

Natalia Leite
Cofundadora da Sonata Brasil


Mais de duas décadas de trabalho com executivas me dão plena segurança para fazer uma constatação triste para muitas mulheres. Por razões históricas e culturais que não cabem neste texto, ainda estamos acostumados a associar maternidade com um pé no freio nas carreiras femininas.

Ocorre que a maternidade não reduz, e sim aumenta as competências que fazem com que lideranças femininas contribuam para sustentabilidade, redução de turnover e volume de processos judiciais. Escuta, abertura, empatia, são apenas algumas das capacidades utilíssimas no trabalho que a maternidade amplia.

É desconfortável que em 2023 nós ainda acreditemos, como sociedade, que uma colaboradora se tornar mãe é um problema. Até quando vamos seguir na visão simplista que foca apenas em quem vai ficar no lugar dela na licença? Quando acolhida na maternidade, a mulher devolve multiplicado o que recebe em comprometimento, fidelidade e overdelivery.

Aqui listo algumas competências que a principal cuidadora de uma criança leva para o escritório. Paciência e tolerância: noites em claro e birras de crianças aumentam muito a capacidade de administrar crises com serenidade. Organização e assertividade: ter um bebê que a aguarda ensina a mulher a ir direto ao ponto e não desperdiçar o único bem que não volta, o tempo. Foco, ambição e geração de resultados: uma mulher pode ter dificuldade de negociar para si, mas para os seus ela vira uma gigante. A maternidade estimula o sonho grande, as metas pessoais e profissionais para as quais a carreira é ponte.

Claro que as questões imediatas precisam ser resolvidas. É legítima a preocupação sobre como vai ser quando a mãe precisar se ausentar para levar o filho ao médico. E é dialogando sobre os temas difíceis que avançaremos. Vejo uma equação econômica simples: ser humano diante de uma mulher que carrega a vida no ventre compensa. Acolher a maternidade cria vínculos inabaláveis. Toda ideia, todo negócio que gera legado positivo de longo prazo é fiel a ideias humanistas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sem paralelos para Rita

Próximo

Trezentos anos de As quatro estações

Deixe seu comentário

Geral

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito